Mais de 100 empresas de Itabuna já aderiram ao SineBahia‏

Reunião de avaliação aconteceu nesta quarta
Ascom/Gabriel de Oliveira

Mais de 100 empresas de Itabuna já estão utilizando a intermediação da unidade modelo do SineBahia, em funcionamento no município desde o início deste mês para a contratação de trabalhadores formais. Uma média de 120 profissionais em busca de colocação no mercado e empresas com necessidade de contratação tem sido atendida diariamente. No local também acontecem cursos técnicos de Vendas e Qualidade no Atendimento, com turmas já completas, mas novas vagas serão disponibilizadas.  

O bom movimento é atribuído ao trabalho realizado pela Prefeitura de Itabuna em parceria com o Governo do Estado no período que antecedeu a abertura da unidade no Dia da Cidade, 28 de julho. “Representantes de entidades classistas do município como CDL e Associação Comercial e Empresarial de Itabuna foram visitados e informados a respeito dos serviços totalmente gratuitos que seriam oferecidos. Isso facilitou o entendimento e a parceria já começou a gerar frutos”, revela o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, José Humberto Martins.

Mas a coordenadora da unidade do SineBahia, Karollayny Behrmann Santos, informa: o espaço não é restrito às pessoas jurídicas. Também pode ser procurado por pessoas físicas interessadas em prestadores de serviços autônomos. O Serviço de Intermediação para o Trabalho Autônomo (Patra) cadastra agentes de limpeza, lavanderia, costura, forno e fogão, jardinagem, garçom, eletricista, carpintaria, encanamento, pedreiro e pintura para atendimentos de prestação de serviços através do pagamento de diárias.

Para se cadastrar estes profissionais interessados em obter a intermediação do SineBahia devem apresentar duas cartas de referência, ter experiência mínima de seis meses, estar registrado como contribuinte do INSS e apresentar atestado de bons antecedentes. “O profissional também passa por uma avaliação do contratante”, informa Karollayny. A coordenadora ainda ressalta que a intermediação não tem custo adicional para o contratante.

No final deste mês, a coordenação vai divulgar o total de trabalhadores inseridos formalmente no mercado nos 30 primeiros dias de funcionamento da unidade. Inaugurada nos festejos do Dia da Cidade, 28 de julho, a unidade modelo do SineBahia em Itabuna é resultado da parceria entre Prefeitura de Itabuna e Governo do Estado, que investiram de mais de R$ 800 mil na reforma do imóvel na Avenida Inácio Tosta Filho e em aquisição de mobiliários e equipamentos, incluindo climatizadores.

Setores do comércio e da construção civil foram os que mais procuraram o SineBahia Itabuna em busca de profissionais qualificados. Uma das empresas que aderiram à intermediação da unidade foi a Tel Telemática e Marketing - call center nacional que iniciou as operações em Itabuna, em julho, com cerca de 100 funcionários contratados. Para cada trabalhador contratado, o SineBahia apresentou três candidatos ao cargo. Na primeira reunião de avaliação, ocorrida hoje pela manhã participaram os secretários José Humberto Martins, da Indústria, Comércio e Turismo; Gilvan Rodrigues, de Comunicação, e o diretor de Tecnologia da Secretaria Municipal de Planejamento, Marcelo Andrade.